domingo, 6 de maio de 2012

Maiêutica


Etapa 4 - AVA04 – D25-5_AVA04_LI

10/04/12 a 12/05/12

O método próprio de análise filosófica, desenvolvido por Sócrates foi denominado de “maiêutica” (em grego “parto das ideias”.), cujo objetivo é possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo. Segundo Teles (1995, p. 31), a maiêutica consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Esse método faz com que as pessoas pensem a partir daquilo que não conhecem, ou seja, pela ignorância. Daí a famosa frase de Sócrates: “eu só sei que nada sei”.

2 comentários:

  1. “A Maiêutica de Sócrates consiste em perguntar, em interrogar, em inquirir: “O que é isto? O que siginifica?” E isto ele fazia andando pelas ruas pelas praças, indagando as pessoas.

    Fonte: http://karinasurya.wordpress.com/2009/01/05/a-maieutica-de-socrates/

    ResponderExcluir
  2. A maiêutica socrática ocupa até hoje um lugar incontestável na reflexão filosófica sobre métodos de ensino, uma vez que responde de uma perspectiva platônica e mesmo neoplatônica, ao paradoxo do conhecimento colocado pelos sofistas: como é possível conhecermos algo do qual não sabemos nada? Para esses professores itinerantes, não haveria um conhecimento absoluto a ser transmitido, todo o saber possível se reduz a meras opiniões refutáveis por hábeis argumentos.

    ResponderExcluir