domingo, 22 de abril de 2012

Etapa 1 - AVA01 - 10/04 a 25/04/12


Diferença entre a “Filosofia” e “Filosofia de Vida”

Filosofia
Podemos perceber que o conceito de Filosofia, quando olhado sob seu viés etimológico, pode ser assim compreendido:
·         Phylos = amigo, amor
·         Sophya = sabedoria
Daí: “amor à sabedoria.”
Esse termo foi inicialmente elaborado por Pitágoras (Séc. VI a.C.) e designa a procura amorosa pela verdade, pelo conhecimento. É nesse sentido que Aristóteles define a filosofia como a “ciência da verdade.”
Por isso, aquele que desejar ter uma postura filosófica frente ao mundo precisa, inicialmente, buscar o conhecimento como um ato de prazer, ou seja, como o amante que procura seu par pelo mais puro desejo de estar com o mesmo.
“A filosofia é uma maneira de reaprender a ver o mundo”.  (Merleau-Ponty, filósofo francês)

Filosofia de Vida
A Filosofia de cada indivíduo, mera opinião, sem nenhum conteúdo reflexivo. É a maneira como cada um age diante dos fatos vivenciados no cotidiano.
A filosofia é rigorosa porque, enquanto a Filosofia de vida não leva suas conclusões até as últimas consequências, o filósofo especialista dispõe de um método claramente explicitado, que permite proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica.

Bibliografia
TRICHES, Ivo José. Tópicos de Filosofia da Educação/Ivo José Triches. – Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2006.
Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011).

3 comentários:

  1. A filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das coisas se alterarem. Não basta ter um conhecimento técnico e especializado, pois é necessário ter um conhecimento global, para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia.
    A filosofia é uma forma de educação que ultrapassa os conhecimentos adquiridos que foram transmitidos pelos pais e pela sociedade, tendo como objetivo a educação do pensar que nos leva a refletir e a problematizar assuntos do nosso dia-a-dia. Isto leva-nos a perceber melhor o cotidiano e a adquirir-mos o nosso próprio conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. http://www.sempretops.com/informacao/conceito-de-filosofia/
    Em minhas pesquisas encontrei esse conceito de filosofia que abrange também a filosofia de vida e gostei principalmente deste trecho: O termo “filosofia” vem da soma de dois radicais gregos, o “filo” que significa amigo ou amante, aquele que deseja e se compromete afetuosamente e incondicionalmente a outro tanto no ato de amar quanto à lealdade, e a palavra “sofia”, significa sabedoria. Para os gregos a sabedoria era algo divino, que era revelado aos mortais pelos deuses. A sabedoria não era adquirida por mérito, mas por dádiva dos deuses.
    Partindo do significado das palavras, alguns filósofos, acreditam que a filosofia é constituída por três conceitos:
    - Razão: O Filósofo é a razão em movimento na busca de si mesma;
    - Paixão: O Filósofo antes de tudo é um amante da sabedoria. Toda atitude humana, inicialmente é passional. O que move o mundo não é a razão, mas a paixão;
    - Mito: O Filósofo é um mítico em busca da verdade velada. Só pensamos naquilo que cremos, e só cremos naquilo que queremos;
    Historicamente, o primeiro pensador grego a usar a palavra filosofia foi Pitágoras de Samos no Século VIII ac. Um fato interessante é que a ciência surgiu a partir da filosofia, pois o homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade.
    De fato, não há um consenso entre os filósofos sobre o conceito da filosofia, alguns acreditam que ela busca o significado para questões que o homem carrega com ele e busca entender o seu comportamento perante algumas situações.

    ResponderExcluir
  3. A música FILOSOFIA de NOEL ROSA, representa bem a Filosofia de vida:
    FILOSOFIA - NOEL ROSA
    O mundo me condena, e ninguém tem pena
    Falando sempre mal do meu nome
    Deixando de saber se eu vou morrer de sede
    Ou se vou morrer de fome
    Mas a filosofia hoje me auxilia
    A viver indiferente assim
    Nesta prontidão sem fim
    Vou fingindo que sou rico
    Pra ninguém zombar de mim
    Não me incomodo que você me diga
    Que a sociedade é minha inimiga
    Pois cantando neste mundo
    Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo
    Quanto a você da aristocracia
    Que tem dinheiro, mas não compra alegria
    Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
    Que cultiva hipocrisia

    ResponderExcluir