terça-feira, 24 de abril de 2012

Platão e Aristóteles - Influência Educacional



Etapa 2 - Ed02 - D25-5_Ed02_LI
10-04-12 a 30-04-12


Platão (428 – 347 a.C.)


Platão exerceu uma grande influência na educação grega, tendo sido o mais importante discípulo de Sócrates. Ele o principal responsável pela transmissão escrita dos ensinamentos do seu mestre. Além disso, criou as suas próprias idéias, demonstrando possuir um notável zelo pelo saber. A teoria dos dois mundos (“mundo sensível e mundo inteligível ou mundo das idéias”) destaca-se como o cerne do pensamento platônico e se encontra explicitada no famoso “Mito da Caverna”.


Aristóteles (384-322 a.C)


Aristóteles freqüentou a Academia de Platão, tornando-se seu discípulo. Mais tarde contraria o seu próprio mestre, sobretudo ao desprezar a teoria do mundo das idéias, fazendo a síntese do mundo sensível e do inteligível a partir do conceito de“substância”, ou seja, “aquilo que é em si mesmo”. Um dos seus grandes feitos filosóficos foi sistematizar a Lógica através do seu tratado intitulado Organon. Além disso, escreveu vários trabalhos científicos, a saber, A física, História Natural, As partes dos animais, etc. Sobre estética produziu duas grandes obras, intituladas Retórica e Poética. É autor também de Ética a Nicômaco, Política e Metafísica, esta última exerceu uma grande influência nas concepções filosóficas e teológicas da Idade Média.

Na teoria de Aristóteles, como na de Platão, a educação era questão afeta ao Estado, cabendo a este controlá-la. Segundo Aristóteles, cumpre ao Estado determinar quais as crianças que, devido a um defeito físico, devem viver e quais as que devem ser destruídas logo após o nascimento. O Estado determina, também, com quem o homem deve casar-se, a fim de ser assegurada uma prole desejável. O Estado, afirmava ele, deve empregar a educação para criar cidadãos que possam defendê-lo e torná-lo melhor.

A influência desses dois Filósofos é um grande marco na Educação atual. Suas contribuições até hoje servem de referências para os estudiosos da Filosofia.


Bibliografia


CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995.


Disponível em:  http://www.samauma.biz/site/portal/conteudo/opiniao/e00homem.htm   Acesso em: 23/04/12

3 comentários:

  1. O estudo da história da educação é indispensável ao conhecimento da educação contemporânea. Este produto histórico nos possibilita encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão. A educação atual é ao mesmo tempo, reflexo do passado e preparação para o futuro, desta forma, o conhecimento do passado é chave para entender o futuro.

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  3. Platão formulou modelos para o ensino porque considerava ignorante a sociedade grega de seu tempo. Por seu lado, Aristóteles, que foi discípulo de Platão, planejou um sistema de ensino bem mais próximo do que se praticava realmente na Grécia de então, equilibrado entre as atividades físicas e intelectuais e acessível a grande número de pessoas. De maneira simplificada, Platão e Aristóteles passaram à história como pólos fundadores e opostos do pensamento ocidental porque o primeiro se aproximou do idealismo (voltado primordialmente para as idéias) e o segundo do realismo (com atenção principal às coisas). O primeiro se voltou para a vivência interior, a primazia do indivíduo, do sujeito e da vontade. O segundo para a experiência prática, a primazia do coletivo, do objeto e da inteligência.

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